segunda-feira, 17 de março de 2014

Mentiras Brancas

Honestidade Radical - Mentiras Brancas

A mentira me incomoda por diversos motivos. 
Além dos sentimentos de ser enganado, é simplesmente uma má escolha no longo prazo. 

Mentimos para obter algum benefício, para preservação da nossa imagem, para evitar um sentimento de vergonha, por verdadeira covardia.

Assim, um amigo não diz ao outro o que realmente pensa e deseja dele.

Se o amigo possui defeitos, em vez de alertá-lo a respeito, damos um tapinha nas costas e com uma frase reticente, permitimos àquele interpretar que tudo vai muito bem.

Entre as mais aceitas socialmente estão as mentiras brancas. Assim chamadas pois se disfarçam de nobre atitude, e simulam proteger os sentimentos do próximo.

São pouco eficazes, pois tendem a danificar a confiança entre indivíduos e, em larga escala, ajudam a corromper a sociedade. Quando mentimos, estamos enganando as pessoas sobre o mundo, e podemos machucá-las de formas que não conseguimos entender imediatamente.

Não são uma forma de conduzir relacionamentos para a amizade real e intimidade. O que há de real e significativo não pode estar baseado na ilusão.

Enquanto nobremente clamamos proteger os sentimentos dos outros, estamos também (e talvez primariamente) protegendo a nossa reputação como o tipo de pessoa que não teria esse tipo de pensamento a respeito dos que nos são queridos. Estamos protegendo a imagem que eles têm de nós. Estamos protegendo nossa persona tanto quanto seus sentimentos.

A mentira é um atalho, é o caminho de se obter o mérito sem o merecer, de alterar a realidade da forma mais fácil, usando a imaginação e palavras. Assim nos esquivamos de ter de agir no mundo real, de ter trabalho, de criar.

Conhece-te a ti mesmo, dizia o Oráculo de Delphos. Uma forma, creio, é atentar ao que colocamos pra fora.

Só podemos por pra fora o que há dentro. Ao se espremer uma laranja, apenas o suco da laranja sairá, pois é o que há dentro.

Se de nós sai a mentira, o que isso significa?

O que eu gostaria de ver saindo?

Como eu faço pra chegar lá?